quarta-feira, 11 de abril de 2012

QUAL O MAIOR MANDAMENTO?


       Jesus percorria Jerusalém com os seus discípulos, quando um escriba lhe perguntou: “De todos os mandamentos, qual é o mais importante?” E Jesus lhe respondeu: “Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças [...] Ame o seu próximo como a si mesmo. Não existe mandamento maior do que estes" (Marcos 12:28-31)

     Nesta passagem, Jesus nos ensina que o amor à pessoa nasce do amor a Deus, verdadeira base do amor ao próximo. Mas Ele foi além: insistiu em que o amor envolve todos os aspectos: mente, emoções e vontade colocados em ação. O amor, disse Ele, é um modo de viver com Deus com tal intensidade, que o próximo chega a ser sempre bem-vindo. Em sua resposta, Jesus demonstrou com a própria vida o significado do amor em ação, colocando o amor como a força que une todas as relações da vida.

      Diante deste ensinamento deixado por Jesus, podemos fazer uma reflexão sobre os aspectos verticais e horizontais do discipulado cristão:
O discipulado na perspectiva vertical refere-se à relação de Deus com o homem, ou seja, o que Deus fez, em Cristo, para nos tornar discípulos.
Já o discipulado visto pela perspectiva horizontal refere-se as relações humanas, é uma relação de amor ao próximo, um amor que leva a preocupar-se com o discípulo: Paulo expressou para Barnabé sua preocupação com seus discípulos e quis vê-los como estavam. Paulo queria saber se os discípulos estavam bem (At.15.39); O amor nos leva a desgastar-nos com nossos discípulos e por eles (IICor.12.15). Isso é uma prova prática de amor.

       O que o seu Ministério de Juventude tem feito para com o próximo?
Uma boa oportunidade de cumprir o mandamento de Jesus, é organizar o seu grupo de jovens para visitar um asilo. Os idosos ficam super felizes quando alguém reserva um tempo para bater um papo com eles. Em Floripa podemos visitar o Asilo Irmão Joaquim,  o endereço é Av. Mauro Ramos, nº 901 – Centro, telefone (48) 3222-7544.


Franceline Campos
Abril de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...