Diante desta pergunta, é importante destacar que a ação beneficente deve ser analisada em três níveis: Assistência social, Serviço social e Ação social.
Pode-se explicar isto numa breve ilustração bem antiga: Assistência social é dar um peixe a alguém, Serviço social é ensinar-lhe a pescar e Ação social é despoluir o rio para que nunca falte peixes para a pescaria.
No que tange a Assistência Social, temos a filantropia, a beneficência, objetivando atender as necessidades imediatas dos seres humanos.
Por exemplo dando um remédio, um almoço a quem precisa, atendendo emergencialmente.
A Igreja de Cristo tem feito isso na história. Temos o Exército da Salvação, que sempre usou a frase : "Salvação, sopa e sabão", mostrando sua ênfase no assistencialismo.
Quanto ao Serviço Social, são os projetos que vão além do pão para cada dia. Iniciativas comunitárias, cooperativas, entidades para-eclesiásticas que visam ao crescimento, restauração e recuperação do ser humano. Proporcionar profissão para uma pessoa, educação, condições de documentação, etc.
O Serviço social objetiva solucionar as mais graves necessidades humanas, dando-lhe condições de redirecionar sua trajetória pessoal.
Por fim, a Ação Social procura ir às causas da violência, desigualdades sociais, desrespeito aos direitos humanos, desemprego, concentração de terras, rendas, e tudo que colaborar com a miséria social e econômica.
Quando há remoção das causas das necessidades humanas, transformação das estruturas da sociedade e luta pela justiça, então ocorre Ação social.
Mas qual é o papel da igreja no campo da ação social?
Acreditamos que o principal objetivo da ação social cristã, é transformar a sociedade e suas estruturas por meio da:
a) força da proclamação do evangelho e do testemunho;
b) influência junto às instituições existentes que atuam nas áreas de repercussão social;
c) participação nas reformas das estruturas necessárias à evolução social, moral, educacional e econômica da população;
d) atuação nas causas profundas que determinam a existência de injustiças e sofrimentos na vida dos brasileiros;
e) influência junto aos poderes públicos, em especial o legislativo, com o objetivo de criar leis e instituições necessárias à consecução dos objetivos do bem-estar social e da justiça;
f) utilização dos meios de comunicação em geral para opinar sobre questões significativas relativas à ação social, buscando assim influir na opinião pública, tornando conhecido o pensamento dos cristãos.
Uma boa forma de colocar em prática os objetivo da ação social cristã, é também aproveitar as datas especiais para desenvolver ações que vão além do assistencialismo como:
Dia da Mulher - Promover palestras sobre o Direito da Mulher, saúde, etc.
Páscoa - Realizar uma Escola Bíblica de Páscoa para as crianças de uma comunidade.
Dia do Doador de Sangue - Informar sobre a importância da doação de sangue e incentivar a doação.
Dia da água - Fazer um multirão de limpeza em uma praia e alertar a comunidade sobre a importância de manter a praia limpa.
Dia das crianças - Prestar serviço voluntário para uma instituição que desenvolva atividades com crianças (escola, creche, abrigo, ONG,etc).
Franceline Campos
estamos promovendo a pascoa da criança carente sendo patrocinado a festa para ela com doações de ovos de pascoa dependemos ..pois só assimm faremos uma crianças feliz..sera dia 26 de março 2016 as 10hrs da manha apte as 17 hrs.rua campo mouraõ 1963 colombo pr
ResponderExcluircontato 4135620240 4199763340. sendo atendida agradecemos sua atenção e pontificaçaõ DEUS OS ABENÇOE.
ASSOCIAÇAÕ DE MORADORES PARQUE DOS LAGO.
ResponderExcluir