segunda-feira, 22 de abril de 2013

O que é um conselho de política pública?



Um conselho de política pública é um espaço público e plural, no qual representantes da sociedade e do Estado formulam e fiscalizam políticas públicas para áreas específicas.
Nos Conselhos, a relação público/privado se estabelece, materializando princípios da democracia representativa e participativa. São espaços de debate e busca pelo consenso, nos quais devem predominar os interesses públicos e dos usuários das políticas públicas.

Como surgiram os conselhos de políticas públicas?
Os Conselhos de Políticas Públicas são instâncias de poder criadas a partir da Constituição Federal de 1988, com o objetivo de promover a participação da sociedade civil na formulação, avaliação e implementação de políticas públicas em diversas áreas de interesse da sociedade.

O conselho de política pública é uma organização governamental?
O conselho de política pública não é uma organização governamental.
Conselhos são espaços públicos – Público é algo que se refere ao bem comum, ao interesse de um ou mais grupos sociais. Os espaços públicos não se restringem ao governo. Os conselhos são espaços que se baseiam na idéia de “coletivo”, e não de “indivíduos”.
Conselhos são plurais – Nos conselhos, ganham espaço opiniões distintas e de diferentes grupos de interesse. É importante, portanto, ouvir e respeitar todos os pontos de vista.
Sociedade civil e Estado fazem parte – A grande maioria dos conselhos de políticas públicas tem composição mista em termos de representantes da sociedade civil (sindicatos, organizações não-governamentais, representantes de movimentos sociais, dentre outros) e do governo (secretários, chefes de autarquia por parte do governo, funcionários públicos).

Qual o papel dos conselheiros?
Os conselheiros devem garantir a execução, o monitoramento, a avaliação, a formulação e o redirecionamento das políticas públicas, quando necessário.
Para isso, devem estar atentos aos planos municipais, estadual e federal, para ser possível a compatibilização entre políticas públicas de distintos níveis e esferas de governo.
Como forma de alcançar os objetivos dos conselhos, os conselheiros devem estar atentos à agenda de reuniões ordinárias e extraordinárias do conselho ou de outros órgãos dos quais os conselhos façam parte como membros.
Dependendo dos casos, essa agenda pode ser extensa e a dedicação e o comprometimento, muito grande. Por isso, é fundamental eleger como presidente, vice-presidente e secretário-executivo dos conselhos pessoas que tenham disponibilidade e capacidade de executar essas funções.
Cada conselheiro tem deveres e direitos a serem cumpridos. Alguns deles estão presentes nas leis e nos regimentos internos. Mas, além disso, os conselheiros devem ter em mente sua função pública como representantes de valores e interesses de determinado grupo.

Qualquer um pode participar de um conselho de política pública?
Os conselhos são compostos por representantes do governo e representantes da sociedade civil organizada (ONGs, associações, sindicatos, dentre outros). Normalmente esses representantes são definidos pela lei de criação do conselho.
Entretanto, nada impede que o cidadão comum se informe sobre as ações dos conselhos. Ele não possuirá direito a voto, mas poderá, por exemplo, expor suas dúvidas, demandas e sugestões aos conselhos.

Quais são os principais Conselhos Municipais de Florianópolis?

Conselho Municipal de Juventude
Avenida Mauro Ramos, 224 - 1º andar - Centro - Fpolis/SC
Fone: (48) 3251-6205

Conselho Municipal de Assistência Social
Avenida Mauro Ramos, 1277 - 5º andar - Centro - Fpolis/SC
Fone/Fax: 3251-6245

Conselho Municipal de Educação
Rua Ferreira Lima, 82 - Centro –Fpolis SC
Fones: 2106-5915 / 2106-5903(Fax)

Conselho Municipal de Saúde
Praça Getúlio Vargas, 312, Centro. Fpolis - SC - Fone: (48) 3212-3908

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
Avenida Mauro Ramos, nº 1277 - 5º andar - Centro – Fpolis/SC
Fone: (48) 3521-6219 

Conselho Municipal do Idoso
Av. Mauro Ramos, 1277- 3º andar – Centro - Fpolis/SC
Fone/Fax: 3251-6202 - Blog: www.cmifpolis.blogspot.com

Conselho Municipal dos Direitos da Mulher - COMDIM
Avenida Mauro Ramos, 1277 - 3º andar – Centro - Fpolis/SC
Fone/Fax: 3251-6220

Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial
Avenida Mauro Ramos, 1277 - 3º andar - Centro - Fpolis/SC
Fone/Fax: 3251-6224

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência – CMDPD
Avenida Mauro Ramos, 1277 – 3º Andar - Centro – Fpolis/SC
Fone: (48) 3251-6259

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...